Este blog foi criado como forma de dar a conhcer todas as actividades desenvolvidas pela equipa
dos Infantis Vila Fria 80.
Este espaço é teu, comenta-o sempre que puderes.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Solidariedade





Solidariedade.
Solidariedade é um conceito que todos usamos no nosso vocabulário, mas quantas vezes parámos para pensar o que realmente significa?
Quantas vezes nos perguntamos o que é, realmente, ser solidário?
Como explicar aos jovens este conceito tão abstracto?

A maior dificuldade é mesmo explicar, e porquê? Porque se a solidariedade é um sentimento... os sentimentos não se explicam, não se descrevem, não se justificam. Ser solidário é aquele que nutre sentimentos de partilha, de amor, de praticar o bem. Ser solidário é aquele que coloca os interesses dos outros à frente dos próprios interesses. Assim, sendo este um sentimento não o podemos ensinar mas podemos ajuda-los a deixar fluir e emergir de dentro de cada um a pureza, a vontade de ajudar, o prazer de levar alegria a quem não tem. Partilhar bens materiais mas acima de tudo partilhar emoções e sentimentos.
Foi este o grande triunfo do nosso treinador. O Vítor concretizando um sonho desenvolvido desde há muito tempo, idealizou, programou e organizou uma visita à Casa dos Rapazes.
O contacto de meninos que têm tudo com meninos que têm menos, desenvolveu nos nossos jogadores o espírito de solidariedade, de partilha, de respeito, de amor pelo próximo…
Ao Vitor, em nome dos pais dos atletas e em nome da Direcção, queremos agradecer toda a disponibilidade e empenho na concretização desta actividade que em muito valorizou o espírito dos nossos jogadores. Sem a dedicação do Vitor tornar-se-ia difícil promover uma actividade que visava a aprendizagem de conceitos tão opostos e ao mesmo tempo tão próximos do espírito desportivo
Obrigado Vitor, por teres mostrado aos nossos atletas que, sendo um jagodorzito ou sendo um Cristiano Ronaldo, há valores que dignificam o Homem.
Obrigado Vitor, por teres promovido a possibilidade de partilha de bens materiais e emocionais.
Obrigado Vitor, por valorizares os pequenos/grandes prazeres da vida.
Obrigada por ensinares a amar o próximo

Depois desta, outras experiencia se aguardam…

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem duvida que de todos os treinadores que tive, o Vitor foi o melhor, isto porque é o mais completo não só na parte desportiva como na parte pessoal.
É sem margem pra duvida UM ENORME TREINADOR E UM GRANDE HOMEM. Deus decerteza que está cheio de orgulho por ter na Terra uma pessoa como o Vitor. E agora mais um junior:)Para a equipa de infantis do VF80 os parabéns pelo campeonato que estão a fazer e guardem no peito tudo o que o vosso treinador vos diz porque não vai só ser util para está época mas sim para o resto da vida pessoal e desportiva. Abraço